SOBRE NÓS

O Solar Manuel Seixas

O moncorvense Manuel António de Seixas e a grandiosidade da região do Douro, são a matriz do solar onde se insere a “Casa da Avó – Turismo de Habitação”.

Manuel Seixas, nasceu a 14 de setembro de 1808, em Torre de Moncorvo e faleceu a 8 de outubro de 1895. Foi deputado pelo circulo de Lisboa e Par do Reino. Exerceu cargos importantes na área da alta finança. Manuel Seixas foi para Lisboa ainda criança, por chamamento de um dos irmãos e adquire aí fortuna no comércio, especialmente na Companhia Nacional de Tabacos. De Lisboa, foi para o Brasil onde adquiriu e geriu uma frota de navegação de cargueiros de transporte de mercadorias, que atuava entre o Brasil e Portugal. Nas determinações testamentárias de 24 de julho de 1893 fez doações, em que contemplou Torre de Moncorvo (para além de Lisboa) com a sua generosidade. Deixando dinheiro e rendimentos aos pobres, ao hospital e à criação de uma escola. Iniciativas deste âmbito significavam fator de desenvolvimento e eram orientações que assentavam nos princípios da ideologia liberal, que dependiam destes exercícios de cidadania, onde Manuel Seixas se incluía.

Magnífico edifício do século XVIII situada no núcleo Renascentista da Vila de Torre de Moncorvo, junto à Igreja Matriz, respira um ambiente do período da época romântica, mantendo visíveis em cada pormenor as suas raízes durienses.

Adquirido por Manuel António de Seixas em 1895 que deixa em testamento à sua sobrinha, D. Cândida Rego, a casa (Casa da Avó) que possuía na rua que hoje tem o seu nome. Nos anos noventa (1981) a casa foi adaptada para Turismo de Habitação pelos descendentes de D. Cândida Augusta Rego Ribeiro e em 2008, muda de proprietários, sofrendo obras de remodelação e restauro, pela empresa Salta à Memória – Exploração de Empreendimentos turísticos.

Também Manuel Seixas, quando adquiriu o imóvel, efetuou obras de remodelação, procedeu à construção do 3º piso, a colocação de balaustradas em ferro e revestimento em azulejo. O edifício ostenta uma bela fachada com pilastras de capitéis coríntios nos cunhais, sendo dois pisos revestidos a azulejos relevados com motivos florais brancos e amarelos e uma cercadura com cachos e parras de uvas. Destacam-se ainda as portas e janelas com molduras superiores decoradas com motivos em concha e o varandim central, onde se encontra a inscrição “SEIXAS 1880”. No interior possui quatro compartimentos com tetos de estuque decorados com motivos vegetalistas e com figuras de Índios.

 

A “Casa da Avó”, Turismo de Habitação

Ao chegar à casa da Avó -TH, no coração de Torre de Moncorvo, no Douro Superior, percebe-se imediatamente que ali se respeita a vida de um homem grandioso, de estrema sensibilidade e gosto artístico. Nesta casa, com o Douro aos pés, conta-se a história do Douro, dos seus Homens e das suas gentes, do azeite à amêndoa, da olaria ao ferro, aos vinhos multifacetados, onde o vinho do Porto, generoso, se encaixa verdadeiramente.

O Turismo de habitação,  Casa da Avó, é um alojamento onde a autenticidade das características da região brindam os hóspedes, de forma a integrá-los, proporcionando-lhes uma estadia agradável e enriquecedora, de experiências culturais, paisagísticas e gastronómicas.

A Casa da Avó-TH afirma-se como uma referência no turismo do Douro, imóvel de grande valor arquitetónico e no coração do Douro Superior.